Fisiologia digestiva de antas mantidas em zoológicos
- News Fauna em foco
- 25 de fev.
- 1 min de leitura

E tem artigo fresquinho abordando a fisiologia digestiva de antas mantidas em zoológicos, comparando com a de antas selvagens e outros herbívoros, como cavalos e rinocerontes. Vamos saber do que se trata?
O estudo buscou entender melhor como a dieta afeta a digestão desses animais, com o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação em cativeiro.
As antas (Tapirus spp.) são herbívoras e possuem uma dieta natural composta por folhas e frutos silvestres. Sob cuidados humanos, no entanto, as dietas frequentemente incluem altas quantidades de frutas comerciais e outros carboidratos de fácil digestão, o que pode levar a uma série de problemas de saúde, como obesidade, lesões dentárias e fezes inconsistentes.
O estudo conclui que as antas têm uma capacidade limitada de digerir fibra, possivelmente devido à sua mastigação ineficaz e que dietas ricas em alimentos fibrosos, como o feno, e especialmente "browse" (folhas, brotos e ramos de árvores e arbustos), podem imitar a dieta natural das antas e promover melhor saúde e bem-estar.
E qual seria a proporção ideal?
📖 Clauss et al. (2025). Journal of Animal Physiology and Animal Nutrition. DOI:10.1111/jpn.14079
📷 Ampara Animal
Commentaires